Outra multinacional de farma muda seu líder na Argentina. Agora, a norte-americana Abbvie concluiu o mandato do brasileiro Eduardo Tutihashi, que foi nomeado para a Abbvie Brasil, e ainda não se sabe quem assumirá o cargo dele. Entretanto, quem toma as rédeas é o ex-Abbvie Argentina, Flavio Devoto.
A nomeação do brasileiro Eduardo Tutihashi em plena quarentena para dirigir a Abbvie na Argentina foi toda uma surpresa, desde que a equipe interna interpretava que o líder da filial local seria o argentino Cristian Lavagnino, quem, hoje, já está fora da companhia. Ver artigo.
Aliás, Tutihashi assumiu em modo remoto, desde Chicago, e foi depois de um longo período que conseguiu chegar à filial local, a fim de tomar as rédeas do Cluster Sur de forma presencial. Esse bloco abrange Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. No total, o executivo esteve dois anos e meio no comando da multinacional que possui o anticorpo monoclonal Humira como produto estrela.
Tutihashi já se tornou o número um da Abbvie para o Brasil, substituindo Alejandro Drevon e voltando ao seu país de origem. Enquanto isso, o cadeira da Argentina fica temporariamente a cargo do argentino Flavio Devoto, quem é atualmente o VP para a América Latina.Ver Linkedin.
Na região, o quadro de gestão é completado por Sergio Pacheco Filho, no México; Fernando Gómez Bernal, no Chile e Uruguay; Eduardo Leyva, na Região Norte, com base na Colômbia; e María José Sánchez, na América Central e o Caribe.